Término de Enquete : DESVIO E CRIME: FENÔMENOS SOCIAIS COMPLEXOS

DESVIO E CRIME: FENÔMENOS SOCIAIS COMPLEXOS

Profa. Shara Jane

Em sociedade percebemos que há situações em que rompemos com as normas instituídas. Nesse caso, todo desvio é um crime? 90% dos visitantes do blog que responderam a esta questão marcaram não, mostrando que nem todo desvio é um crime.

Para Anthony Giddens, podemos definir DESVIO como uma não-conformidade com determinado conjunto de normas que são aceitas por um número significativo de pessoas em uma comunidade ou sociedade. Nenhuma sociedade pode ser repartida, de um modo simples, entre aqueles que se desviam das normas e aqueles que agem de acordo com elas. A maioria de nós, em algumas ocasiões, transgride regras de comportamento geralmente aceitas.

O desvio e o crime não são sinônimos, embora, em muitos casos, se sobreponham. O conceito de desvio é muito mais amplo que o de crime, o qual se refere apenas a uma conduta não- conformista que infringe uma lei. Muitas formas de comportamento desviante não são sancionadas em lei. Assim, os estudos sobre desvio podem examinar fenômenos tão diversos como, por exemplo, os nudistas, a cultura rave, os New Age, dentre outros.

Por isso, o estudo sobre o crime e o desvio é uma das áreas mais intrigantes da Sociologia, porém uma das mais complexas. A Sociologia nos ensina que nenhum de nós é tão normal quanto gostaríamos de imaginar. Também nos ajuda a observar que as pessoas cujo comportamento possa parecer incompreensível ou estranho podem ser vistas como seres racionais a partir do momento em que compreendemos o motivo que as leva a agirem dessa forma.

Posteriormente estaremos Fazendo nova enquete…então não deixem de participar.

6 comentários:

Thayssa Ribeiro 1° "C" 9 de agosto de 2009 às 15:15  

Eu voto NÃO pois se todo desvio fosse crime todo mundo um dia seria um criminoso. "A Sociologia nos ensina que nenhum de nós é tão normal quanto gostaríamos de imaginar." Muito legal mesmo!

Ana luiza 1ºA 10 de agosto de 2009 às 13:45  

Ótima enquete.
Também acho que nem todo desvio é um crime.
A uns desvios mais complexos que os outros.Então
nem todos devem ser considerados crime.

Anônimo 10 de setembro de 2013 às 10:34  

To nem ai pra nada, kkkk

Anônimo 10 de setembro de 2013 às 10:44  

To nem ai pra nada, kkkk

Anônimo 7 de maio de 2014 às 13:58  

Mas gente..... todo crime eh um desvio..... n o oposto... O.O Pois quando infringimos uma lei, torna-se crime, e algo "fora do normal" assim, um desvio, mas nem todas as normas morais feitas pela sociedade estão na lei como uma forma juridica...

Anônimo 17 de novembro de 2014 às 10:31  

texto incompleto e ruim !!!

Postar um comentário

Enlinhando comentários

Apresentacão

Este blog foi criado para dar vazão a nossa arte de criar argumentos sócio-jurídicos. Queremos celebrar a voz humana. Libertá-la de quaisquer amarras. Por isso, não tenha medo, neste espaço, de dizer o que sente, o que pensa e o que faz! Nossas aulas serão ainda mais valiosas se você partilhar conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver. Por isso não se faça de rogado(a), tire as sandálias, se assente e ocupe um lugar entre nós. Porque a celebração da voz humana quando “[...] é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer [...] não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.” (Eduardo Galeano).