Teoria do Caos (1º C)

Vídeo por Patrícia Tomaz

 

Teoria do Caos

28 comentários:

Rafael 1° A 10 de agosto de 2009 às 17:37  

Este é um assunto bastante complexo, pois nos leva a analisar o quanto somos ambíguos. No mesmo momento em que avaliamos ser insignificantes nossas tentativas de prever as ações futuras, nos deparamos com a capacidade de mudança social que simples ações nossas ou de terceiros podem ocasionar. Nesta visão fundamenta-se a teoria do caos, onde o sistema determinista prevê o curso das ações até o exato momento em que um efeito borboleta incide sobre este evento, tirando-lhe assim a sua previsibilidade.

shara jane 10 de agosto de 2009 às 19:46  

Muito interessante seu comentário Rafael. A teoria do caos caotiza nosso modo naturalizado de olhar o mundo mostrando que precisamos de outras formas para analisá-lo.
Obrigada pela participação!

Andréa Barbosa 11 de agosto de 2009 às 09:54  

Me dá agonia quando passa aquela parte em que o rapaz leva uma queda e tudo vira uma "bola"...kkkk

Raphael (Mediador) 11 de agosto de 2009 às 14:11  

Eu muito pelo contrário, Andréa....Axei super legal o "BOLO" de gente e carro rolando pela cidade !!! Por isso muito cuidado ao torpeçar por ai !!! kkkkkkkk

Anônimo 11 de agosto de 2009 às 17:09  

Parabéns Professa Shara e Patrícia,
eu não quero me identificar

mas quero parabenizá-las pela excelente qualidade do Blog diferente de muitos outros q vemos por aí que são verdadeiras Asneiras e inutiéis...

o Blog é diferente, vou recomendar a todos que eu conheço.

Professora Shara a Senhora está revolucionando o Ensino da Sociologia no ensino Universitário em Teresina :D
continue sendo essa professora exemplar,
bjoss e abraçao

Pra Patrícia também

shara jane 11 de agosto de 2009 às 18:58  

Ah, assim não vale!!! Tantos elogios e não sabemos quem os fez!!! Precisamos saber quem voce é para que possamos agradecê-lo(a) com toda a intensidade que merece. Um abraço.

leo josé Eulalio 1 A 11 de agosto de 2009 às 19:57  

hehe... muito interessante este video porem no inicio é um pouco dificil compreender a Teoria do Caos, mas logo depois fica mais claro atraves de situaçoes cotidianas.Simples açoes que desencadeiam verdadeiramente um enorme mudança por exemplo o simples ato de jogar o papel no lixo causou uma enoorme confusao na empresa. Enfim tudo interage entre si tudo possui uma interdependencia. Mas ta de parabens o video e massa
valeu

Anônimo 11 de agosto de 2009 às 20:09  

Muito bom o video interessantissimo...

Anônimo 11 de agosto de 2009 às 20:11  

Flaviany Almeida

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 12 de agosto de 2009 às 03:10  

FLAVIANY e LEO JOSÉ, fico feliz que tenham gostado do vídeo e compreendido Teoria do Caos. Ela faz parte de nossas vidas. Beijão.

mayfiljac 12 de agosto de 2009 às 07:12  

Mayara 1º A
Muito legal o vídeo, existe um filme chamado Efeito Borboleta, que retrata bem a Teoria do Caos, quem tiver curiosidade é só assistir, eu recomendo. Desde que assisti esse filme, passei a me interessar por esse assunto e achei muito interessante estudar isso na faculdade, parabéns a Professora que fez uma ótima escolha.

Daniella Eulálio 1° A 12 de agosto de 2009 às 18:33  

A teoria do caos não é uma teoria de desordem, mais sim níveis de complexidade que não compreendemos,pois temos uma visão naturalista de analisarmos as coisas.Associamos essa teoria com o efeito borboleta,mostrado no video,que facilitou de certa forma minha compreensão sobre esse assunto tão complexo!

Parabéns professora Shara!

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 13 de agosto de 2009 às 14:52  

Imaginem uma mulher que SABE! SABE! SIM, SHARA! MAYARA e DANIELLA, que bom que gostaram do vídeo e compreenderam Teoria do Caos. Continuem participando. Beijão!!!

mayfiljac 14 de agosto de 2009 às 14:39  

Analisando essa questão por outro viés, pode-se perceber que temos uma visão aparentemente caótica da realidade, onde os acontecimentos parecem ocorrer de forma desorganizada, mas a teoria do caos explica isso, onde o que parece estar em desordem são na verdade consequências de fatos já ocorridos, onde tudo esta ligado e dessa forma não estão desorganizados, tudo faz parte de um ciclo, e observando assim, a desordem deixa de existir.
Mayara 1º A

Unknown 15 de agosto de 2009 às 12:08  

Muito bom o video!! sintetiza bem a teoria do caos, dando enfaze aos detalhes que interferem no todo...
Parabens a professora e as monitoras, Belo Trabalho!

Esau Feitosa, 1 periodo, Noite.

Unknown 15 de agosto de 2009 às 12:15  

Mayara, tenho que discordar (embora respeite seu ponto de vista).
Esta sua visao é, em outras palavras, a ideia de que "se for pra acontecer, vai acontecer". Essa é a ideologia classica do destino. É certo que as coisas estao interligadas, porém essa ligacao é momentanea, facil de se quebrar (caos). Acreditar que tudo esteja interligado e pre-determinado, de forma organizada, pode ser o jeito mais facil e comodo de ver a vida...mas nao, na minha opiniao, o mais verdadeiro...


Esau Feitosa

mayfiljac 15 de agosto de 2009 às 17:45  

Oi Esau, acho q nao entendeu bem o q quis dizer mas tudo bem. Na verdade o que queria expor é q todos os fatos que ocorrem estão interligados, mas isso nao quer dizer que não podemos modificar o chamado "destino", tudo q acontece hj é consequencia do passado, mas se tomarmos um rumo diferente o resultado será outro. E assim esse ciclo vai se repetindo ao longo dos anos. No filme Efeito Borboleta isso fica bem claro, tem um filme nacional chamado A Dona da História que tb retrata isso. Bom, era só. Mayara 1º A

Suzanne 1º "C" 18 de agosto de 2009 às 09:24  

O vídeo sobre Teoria do Caos é muito interesante.Tornou mais claro o entendimneto sobre esse assunto que ao meu ver era desconhecido para muitos alunos. Nos vivenciamos isso em nosso dia a dia e nem nos damos conta disso.Ao associar o texto "a Teoria do Caos" ao filme "A Vida de David Gale" vemos claramente a mudança que houve na vida da jornalista,que apenas queria um furo de reportagem e acabou se envolvendo com a situação que se transformou em uma espécie de investigadora para provar a inocência de Gale.Além do mais,à medida que ia descobrindo novos fatos,seus sentimentos e pensamentos iam mudando.Muito interessante mesmo fazer um estudo detalhado dos textos associado a esse filme.Até nós sofremos essa mudança,pois passamos a questionar situações complexas em nossas vidas,procurando ver com olhos " bem abertos" e críticos o mundo à nossa volta.Como eu comentei ao grupo do queal participo,nós todos sofremos o Efeito Borboleta após estudarmos e vermos o filme.
Profª Shara,valeu pelas explanações durante as aulas.Continue sempres assim.

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 18 de agosto de 2009 às 18:19  

MAYARA, ESAÚ e SUZANNE valeu a participação!!! Continuem aqui no BLOG. Beijão.

Renan 1ºC 18 de agosto de 2009 às 18:29  

Um bom modo divertido de aprender! Ótimo vídeo, tirou todas as minhas dúvidas a respeito desse assunto: Teoria do Caos. Parabéns Patrícia e Profª Shara.

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 19 de agosto de 2009 às 17:05  

Que bom que você gostou RENAN! Sua participação é importante! Beijão.

Anônimo 20 de agosto de 2009 às 05:45  

Muito interessante a palestra da Prof. Shara e do prof. Germano sobre disciplinas propedeuticas. A abordagem do tema foi dinâmica, fugindo aos padrões chatos de palestras. Acho que fiz uma boa escolha quando entrei no CEUT.

Edécio - 1° C

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 20 de agosto de 2009 às 07:55  

EDÉCIO, posso confirmar isso prá você! SHARA e GERMANO são duas estrelas de primeira grandeza que brilham, porém um não ofusca o outro e ainda iluminam nosso aprendizado!!! Beijão.

shara jane 20 de agosto de 2009 às 09:33  

Obrigada Edécio!!! Fico feliz com seus elogios e principalmente com sua presença. Um abraço, Shara.

Anônimo 4 de setembro de 2009 às 07:23  

Fomos surpreendidos na tarde de ontem com uma notícia inesperada: perdemos a Prof. Shara para a UFPI. Não será a mesma coisa pensar na sociologia sem esse jeito instigador da Prof. Shara. Mas, desejo de todo o meu coração que sua nova impreitada seja repleta de sucesso e vitória, pois competência não lhe falta. Boa Sorte!!!

Edécio - 1° C

Anônimo 4 de setembro de 2009 às 20:38  

Eh...estudo a 5 anos na UFPI e vi la pouquissimos professores com o empenho da Prf. Shara. o CEUT perde muito...
Professora agradavel, interessada e com muito conteudo!!!
E o BLOG???????!!!!!!!!!

Esau

Anônimo 3 de outubro de 2009 às 17:04  

oi gostei mto do video...
teria como vc me mandar ele por e-mail?
obrigado

emerson
mrson_prang@hotmail.com

Anônimo 16 de setembro de 2013 às 17:41  

Interessante demais!! esclareceu muito o assunto pra mim! e depois que assisti o vídeo, criei um conceito e pude relacionar a teoria do caos ao direito!
parabéns!

Postar um comentário

Enlinhando comentários

Apresentacão

Este blog foi criado para dar vazão a nossa arte de criar argumentos sócio-jurídicos. Queremos celebrar a voz humana. Libertá-la de quaisquer amarras. Por isso, não tenha medo, neste espaço, de dizer o que sente, o que pensa e o que faz! Nossas aulas serão ainda mais valiosas se você partilhar conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver. Por isso não se faça de rogado(a), tire as sandálias, se assente e ocupe um lugar entre nós. Porque a celebração da voz humana quando “[...] é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer [...] não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.” (Eduardo Galeano).