Conhecendo Melhor (1º C)

winter-night-leonid-afremov Shara e Sociologia, essas duas deram certo até no nome. Conheça-as e não conseguirá viver sem elas. Nesse espaço, vamos caminhar nas linhas da sociologia, deixar nossos traços, para que as linhas se tornem laços...

Para quem acha que Sociologia seja apenas uma ciência que estuda as relações sociais, engana-se. É um conceito simplista demais, pois ela está ligada diretamente à nossa vida. A metodologia da professora Shara é muito dinâmica, “nada de teoria sem prática”, como diria meu amigo Tallys. No nosso primeiro dia juntos, no começo da aula, a sala foi dividida em grupos pela cor. Calma, cor da roupa! Aqui não há lugar para preconceitos. Vamos desconstruí-los, como diria a Shara. Os colegas ficaram desconfiados mas, para minha alegria, tivemos grandes revelações: a simpatia da Almerinda, a timidez do Murilo, a experiência de Edécio, o sorriso da Jesus, a eloqüência da Deyse, o desprendimento do Paulo Régis, o gosto que o Thialison e a Naile tem pelo esporte, a meiguice da Thayssa, o Lucas que demonstrou ser tão decidido, entre tantas apresentações surpreendentes.

Na segunda aula, nos transformamos em pássaros e alçamos vôos... Sim! Na Sociologia e com a Shara, você consegue enxergar mais longe. Voamos até o centro da nossa cidade e pudemos dizer da nossa percepção da realidade ali encontrada. Lucas, Amanda e Deise contaram suas experiências...como pássaros pequenos...o que imaginávamos até o momento. Eis que surge um pássaro enorme e causou um certo estranhamento nas pessoas... era a Layanne. Poderosa, viu! Adorei!

A turma parece querer integrar-se, o que é importantíssimo para o aprendizado dessa disciplina. Por isso colegas, ESTUDEM!!! Ninguém nunca se arrependeu de ter estudado...só de não ter estudado. Vocês conseguirão.

Deixe aqui suas sugestões, críticas, comentários e mensagens, sobre as aulas, a professora, os colegas, a monitora.... para que possamos interagir nessa experiência, digamos, instigante.

Conto com vocês!

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C

20 comentários:

Unknown 6 de agosto de 2009 às 08:39  

Olá Paty,

Numa coisa mamãe acertou, voçe escreve bem. Vejo q há coesão na sua turma e isso é bom, A integração de amigos fortalece o trabalho de pesquisa.

Abraços

Mauro Sousa

Ernan 1C 6 de agosto de 2009 às 15:25  

Boa Noite!
Cheguei uma semana atrasado na turma,mas vejo q logo será uma turma bem integrada,bem unida!
Professora Shara é bem dinamica,adorei-a!Espero mi interagir logo para debatermos mais,e assim torna a aula mais emocionante,mais comunicativa a todos!

Abraços

Unknown 6 de agosto de 2009 às 17:44  

professora . a principio achei sua aula estranha .. umas viaguens que nuca tinha visto .. hehehe
mas estou entendendo bem a matéria .. e espero que ao longo do período me relacione melhor com o pessoal da sala e com a senhora ..
abraços

victor luan 1C

Anônimo 6 de agosto de 2009 às 18:10  

QUERIDA PATRÍCIA E ECLÉTICA SARA JANE, VOCÊS SÃO SUPREENDENTES EM TUDO QUE FAZEM, A DUPLA, EU DIRIA É MAIS QUE PERFEITA, VOCÊ PATRÍCIA, APAIXONADA PELA CIÊNCIA DO DIREITO E SARA, É A PRÓPRIA FIGURA DA SOCIOLOGIA, BEIJOS PARA VOCÊS.

NORMA, EX-CEUT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo 6 de agosto de 2009 às 18:50  

Muito bom, muito bom mesmo!

Até agora as aulas de Sociologia tem sido bastante importante para me fazer entender mais um pouco desse ser que apesar de ser estudado por ele mesmo, é um dos que ainda tem mais pontos a serem desbravados. Essa complexidade me fascina, por isso escolhi o Direito, para entender um pouco mais de nós mesmos através de nossas regras, costumes, tradições... Bacana d+

Quanto à Profª. Shara, eu já tinha ouvido falar dela,e muitíssimo bem por sinal, mas só agora pude contemplar a imensa sapiência que ela tão bem transmite.As vezes ela faz umas analogias, dá uns exemplos que...Sei lá onde ela vai buscar, só sei ajudam pra kramba!!!


Se esse primeiro período já promete, o que esperar dos próximos 9?

Estou muito empolgado!

Ass: Kennedy(1ºC)

Anônimo 7 de agosto de 2009 às 07:08  

As aulas de Sociologia estão sendo excelentes. A professora Shara e a monitora Patrícia ajudam muito para que os alunos se sintam "livres" para participar das aulas. Com isso, as aulas se tornam cada vez mais discutidas e interessantes. O filme: "A vida de David Gale" também é muito legal, vale a pena conferir. O curso de Direito e a disciplina de Sociologia estão me surpreendendo, interessantíssimas!


Renan (1ºC)

Catarina Oliveira 1º C 7 de agosto de 2009 às 17:24  

Concordo plenamente com o Renan, realmente as aulas de sociologia da Professora Shara Jane estão excelentes e a monitoria da Patrícia só tem a acrescentar para esta excelência. É muito motivador ver o quanto essa dupla está disposta a nos ajudar !!! A cada aula me surpreendo mais, pois é muito interessante a forma como a Professora Shara expõe os temas abordados em aula. Ela analisa por um ângulo que nos permite ter uma visão melhor de certos fatos e, principalmente, nos permite refletir sobre eles com liberdade e a gente acaba descobrindo que muitas vezes somos nosso próprio algoz quando evitamos buscar uma compreensão mais humana e sociológica da nossa sociedade.

Tallys Saraiva 8 de agosto de 2009 às 12:17  

Bem, em minha humilde opinião o que eu poderia falar sobre Shara Jane e Patrícia Tomaz?
Conheço-as a pouco tempo(cerca de 7 meses), mas nesse ínfimo tempo já consegue-se apreender suas ínumeras qualidades e virtudes. Não é segredo para ninguêm a grande admiração que tenho por elas. A professora Shara em suas aulas consegue expressar brilhantemente a real essência da sociologia. É além de uma grande professora uma excelente pessoa!
Patríca, pessoa que além de ser de vital importância para minha passagem no curso de direito é também indispensável para minha vida!
Passamos por muitas alegrias e aperreios nesse primeiro período, não é mesmo Patrícia?
Então Shara e Patrícia, além de qualquer coisa, são para mim eternas amigas.
Aos alunos do primeiro período, desejo uma boa sorte. Espero que consigam aproveitar e aprender o máximo com essas pessoas incríveis que o acompanharão em meio a essa caminhada!

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 8 de agosto de 2009 às 15:54  

Meus colegas ERNAN, VICTOR LUAN, KENNEDY, RENAN e CATARINA OLIVEIRA, adorei a participação de vocês. Estamos juntos! Beijão.

Thaís Linhares 9 de agosto de 2009 às 07:13  

Tia Pat, como a vovó diz você realmente escreve bem! Parece que esse curso foi feito pra você! Você está de parabéns!!!

Thayssa Ribeiro 1° "C" 9 de agosto de 2009 às 14:18  

Nossa! Adorei o adjetivo Patricia. Muito obrigda! Eu fui tão sem criatividade na resposta da professora, que pensei não ter sido notada, mas olha como nos enganamos com as coisas... :)
Adoro as aulas sempre muito interesantes a Shara é otima!

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 9 de agosto de 2009 às 14:57  

Colega Thayssa, como não poderia notar você? A Shara é maravilhosa! Aproveite bem!!!Continue conosco. Beijão.

JOÃO ALBERTO 9 de agosto de 2009 às 17:52  

QUERIDA PATRICIA E SHARA JANE, GOSTARIA DE DIZER QUE A TURMA É NOTA MIL, MESMO TENDO ENTRADO UMA SEMANA ATRASADO, A TURMA SE MOSTROU MUITO RECEPTIVA. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ESTA ME SURPREENDENDO, ME FASCINA O MODO COMO A PROFESSORA MINISTRA SUA AULA. QUE VENHAM MAIS AULAS. HEHEHEHE
BEIJÃO

JOÃO ALBERTO, 1ºC

Anônimo 10 de agosto de 2009 às 06:58  

Adorei a idéia do blog!
Aqui encontro tudo o que é visto nas aulas de uma maneira resumida e bem explicada.
Estão de parabéns.
Beijos

Walkiria Castro 1°C

RHUDSON SOUSA SILVA 11 de agosto de 2009 às 05:38  

Prof.Shara e Patricia, quero lhe dizer que as aulas de sociologia estam realmente superando o que eu tinha em mente sobre a materia.Aulas são super interesantes e sem duvida a ajuda de voces estam sendo fundamental sobre o novo conceito que tenho agora sobre a materia...

RHUDSON SOUSA 1°C

Unknown 12 de agosto de 2009 às 12:55  

Professora Shara, Patrícia e Leo, ver o engajamento e dedicação de vcs me faz mais feliz. É admirável e serve de exemplo a ser seguido por quem de alguma forma quer fazer história! Qnto a vc Patrícia, adorei ler o q vc escreveu: "estudem!!! pq ninguém nunca se arrependeu de ter estudado e sim de nao ter..." o que é uma grandessíssima verdade! Mas o melhor mesmo, é quando a gente passa a sentir prazer com o estudo, quando ele nos empolga e nos traz tesão, pq tudo com tesão é melhor, como diz a Shara... E vc, querida professora Shara, para aqueles q se permitem, faz o estudo ser assim, prazeroso e instigante... Adoro suas aulas, adoro seu entusiasmo e exaltação na tentativa de "acordar" seus alunos..
Clarice.

Diego 12 de agosto de 2009 às 16:48  

Realmente as aulas da professora Shara estao mim ajudando bastante a olhar com outros olhos a asociedade em que vivo.Que é o seu papel fazer o aluno entender melhor a sociedade e como ela funciona...
Diego, 1ºC

profa shara jane 12 de agosto de 2009 às 18:26  

Car@s alun@s, obrigada pelas palavras de envolvimento com nossa disciplina... tudo que se faz com amor se faz melhor e os efeitos fazem gosto de se ver, viver, degustar e sentir. Fico imensamente feliz de saber que de algum modo toco voces. Estudar para mim é um deleite porque vivo o que estudo e o que acredito!!! Um grande beijo e vamos em frente que ainda tem muita coisa para vivermos juntos este semestre!

Anônimo 13 de agosto de 2009 às 05:59  

No início achei diferente a didática da Prof. Shara, mas hoje começo a enxergar sua tentativa de fazer com que sejamos seres pensante, não somente apreendedores de conhecimento. Espero contar com sua ajuda no decorrer do período e que nós possamos interagir, turma e professora, para o sucesso da disciplina.

Edécio - 1º C

Patrícia Tomaz, Monitora do 1º C 13 de agosto de 2009 às 15:00  

Nossa discussão do filme "A vida de David Gale" à luz do Galliano e Teoria do Caos foi extremamente enriquecedora. Tivemos participações maravilhosas como: KENNEDY, SUZANNE, LAYANNE, BENÍCIO, JESUS, LETÍCIA, JÚNIOR, JOELLEN,WALQUIRIA....Valeu!!! Beijão.

Postar um comentário

Enlinhando comentários

Apresentacão

Este blog foi criado para dar vazão a nossa arte de criar argumentos sócio-jurídicos. Queremos celebrar a voz humana. Libertá-la de quaisquer amarras. Por isso, não tenha medo, neste espaço, de dizer o que sente, o que pensa e o que faz! Nossas aulas serão ainda mais valiosas se você partilhar conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver. Por isso não se faça de rogado(a), tire as sandálias, se assente e ocupe um lugar entre nós. Porque a celebração da voz humana quando “[...] é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer [...] não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.” (Eduardo Galeano).