Quem é Quem ?

own%20fofinhoo Primeiro dia de aula. A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, a professora Shara Jane, nosso arco-íris da sala, fez uma dinâmica que creio que se ainda não marcou sua vida vai marcar! Porque não conheci ainda nenhum ser mortal que tenha esquecido sua dinâmica perfeita!

E foi dessa forma que aconteceu. Desenhamos algo que marcássemos nós mesmos, colocamos em forma de desenho uma característica que achamos quem somos e o que os outros dizem a nosso respeito, acrescentamos em nossas folhas o conceito de sociologia. Logo após, a professora nos dividiu em grupos que eram determinados pelas cores de nossas camisas: “Camisas brancas façam um círculo aqui. Êpa! Os de preto desse lado!” E assim aconteceu. Os grupos interagiram entre si, contando os desenhos e qualidades pessoais. Depois o grupo escolheu um relator, onde iria contar em voz alta a turma, todo o perfil de cada componente, assim como, o que tinham em comum.

E acreditem no que vos digo: só tem Flamenguista nesta turma. Não explanarei minha opinião quanto a essa questão, até porque como monitora, tenho que ‘tentar’ ser pacífica. Mas que isso me intriga... Hum. Vale ressaltar que apenas dois vascaínos se manifestaram! Vamos pra segunda divisão, opa, desculpem, segunda ressalva! Cadê a força São Paulina gentee!!

Foi muito proveitoso, acho que deu pra conhecer um pouco de cada um. Principalmente aqueles que já estão de olho naquele ou naquela! Hehe. Muito estudo galera do 1° D!

Vamos usar a alegria do Carlos Júnior, a curiosidade de Gislane, o gosto pela leitura de Érica, a dedicação de Bruna, a simplicidade de Joice, a seriedade de Advaldo, a força e garra que demonstra ter o Taison, e todas as essências que cada um de nós temos e iremos mostrar ao longo de 5 anos que passam rapidinho! Portanto, vamos aproveitar cada segundo!

E finalizo com a frase do nosso ilustre colega Márcio: “ Sou como a água, pois ela transpõe os obstáculos pelas brechas!”

Uma salva de palmas! \o/

Monitor(a) : Andréa Barbosa

19 comentários:

Marcel (aluno de 2008.1) 5 de agosto de 2009 às 17:29  

Indescritível a dinâmica realizada pela professora Shara Jane, fui aluno dela no primeiro semestre de 2008 e serviu para interagir toda a sala. Rompeu com aquele gelo ao qual todos se analisavam. Foi aí que sem dúvida pude conquistar e ser conquistado por vários amigos e amigas.

Marianny (aluna de 2008.1) 5 de agosto de 2009 às 17:34  

Nada como a primeira impressão!Como nós podemos errar tanto sobre as pessoas!?
O ser humano diante do desconhecido tem ao mesmo tempo medo e curiosidade, mas quando o medo se sobrepõe a curiosidade, ele se veste com uma armadura que impede que ele se mostre como realmente é para as outras pessoas. E dinâmicas como essa, nos permitem mostrar as pessoas um pouquinho do que há por detrás dessa armadura, e o resto...só o tempo mostrará!

P.S.:No meu grupo estavam Joyra,Melque, Rafael Rocha, e outros que minha péssima memória não me permite lembrar.

Vinícius (aluno 2008.1) "O coxinha" 5 de agosto de 2009 às 17:35  

É muito interessante essa atividade que a professora Shara realiza. Primeiro dia de aula é sempre um fluxo de emoções, você não sabe o que te espera e momentos como esses amenizam a situação. Nesse momento aparece a figura do estranho, do outro, você precisa ter o contato na turma, mas é impossibilitado pelo medo que há no calouro, mas isso é normal - ai aparece a figura da professora Shara e sua monitora Andréa que realizaram eu tenho certeza um bom contato.

Camila(aluna de 2008.1) 5 de agosto de 2009 às 17:35  

É sempe importante esse tipo de atividade, que permite que aquelas pessoas que irão passar 5 anos de suas vidas juntos com você se conhecam um pouco mais.É inerente ao ser humano ter medo do desconhecido, então uma dinâmica com essas funciona para "quebrar o gelo" daquela situacão(primeiro dia da faculdade, uma sala repleta de estranhos), e eu particulamente adorei.

Juane 5 de agosto de 2009 às 18:41  

owww .. morro de saudadess.. Shara Jane éé uma otima professora, é facil aprender com ela..
as atividades que ela faz, como essa, são as melhores.. aproveitem o momento que estao tendo éé unicooo! .. =))

Fernanda 5 de agosto de 2009 às 18:41  

oooh ...eu lembro dessa aulaaa ! foi oootima ;D
as atividades sao muuito booas =)

Shérad 5 de agosto de 2009 às 18:42  

Ou saudades dessas dinamicas!
Shara Jane ser humano mais doce,mais humano que conheci! Me ensinou muita coisa,quebrou muito preconceito nessa minha cabeça dura...Espero muito poder ser monitora dela daqui pro final do curso!
;D

Raphael 5 de agosto de 2009 às 18:43  

QUem não lembra dessa aula né, Fernanda !!! Lembro de todos que ficaram no meu grupo( Dhara, Marcel, Gilberto, André humm não lembro dos outros....bom nem todos né) mas lembro que realmente deixou o pessoal bem a vontade...foi otimo para puxar assunto com desconhecido e quebrar o gelo...lembro que o MArcel falou por livre e expontanea pressão que a gente pôs nele lembro que a Shara mandou a gente desenhar algo que nos identificasse e o andré desenhou um "quadrado" Vai saber o que deu na cabeça dele..kkk, lembro que a Andrea, no primeiro dia de aula ja falou um monte de besteira lá....pareceia que já conhecia todo mundo (Introsada).....pois é aquela foi uma aula sem dúvidas inesquecível....!!!!

Marília 5 de agosto de 2009 às 18:44  

Nossa Andréa você descreveu muito bem como essa dinâmica da prof. Shara aconteceu quando estávamos iniciando.
O que eu tenho a dizer é que isso foi muito importante para nos conhecermos melhor e nos tornarmos uma sala unida!

Andréa Barbosa 5 de agosto de 2009 às 18:44  

Tem gente querendo brigar. Como é que o Dr. Raphael, futuro juiz, diz no início que se lembra de todos, e depois cita só alguns nomes??Oww minino!! Introsada...hum. Pois eu me lembro que eu era a mais linda da classe!kkkk.No meu grupo só tinha autarquia: Juane, Juane, Juane de novo, gente me ajuda a lembrar. Eu sei que algo em comum no grupo foi a música.hehe. E nesse dia da apresentação eu me lembro que eu dei um chute no Raphael Diego!!!Eu me lembro até onde eu estava sentanda, no final da sala, de costas para o quadro.Convenhamos dizer: foi INESQUECÍVEL!

Renata S. M. 5 de agosto de 2009 às 18:44  

Não sei como é a dinâmica... Aliás, aqui na facid os professores não fazem isso com os calouros. Pelo menos não em medicina. Seria interessante. ;)

Ah sim... adorei essa parte:

"Vale ressaltar que apenas dois vascaínos se manifestaram! Vamos pra segunda divisão, opa, desculpem, segunda ressalva! Cadê a força São Paulina gentee!!"

kkkkk... É isso aí!!! SPFC!
Rumo ao hepta brasileiro.

Edmar Santos 5 de agosto de 2009 às 18:45  

Saudações Rubro Negras
Parabéns Andréa, excelente a descrição do nosso primeiro dia! Me disseram que turmas de segundo período são chatas, pois só tem "velhos", haha!
Bem equivocada, nossa turma é muito bacana, amigável, vai render muito!
A dinâmica da Profa Shara foi muito bacana mesmo! Me lembrou muito os tempos de Diocesano e deu pra conhecer bem os futuros jurístas. Só não entendi mesmo essa força são paulina que você citou, existe mesmo ou eh só coisa de momento!? Flamengo maior que tudo e que todos! HAHAHA
Um Abração! Edmar Santos

Andréa Barbosa 5 de agosto de 2009 às 18:45  

Valeu Edmar!! Um ponto pra vc !!
Velhos? Que nada! Isso é história pra boi dormir! Nossa sala é muito massa! Só gente com um espírito jovem!! Adoreii vcs!

Jefferson Snard 5 de agosto de 2009 às 18:45  

Muito boa a dinâmica!!!
Lembro que eu tava com uma camisa listrada, ou seja, não me enquadrava em nenhum grupo...
A Shara perguntou como eu me sentia sendo o único diferente rsrsrs
Mas tudo bem. As listas amarelas eram mais forte e acabei sentando com os de amarelo...
Lembro também que meu desenho era uma seta e minha palavra era OBJETIVIDADE. Mal sabia eu que ao longo de minha convivência com a Shara, eu ia aprender que somos todos extremamente SUBJETIVOS, por isso devemos sempre escrever com o "EU"...
E muitas coisas eu continuo aprendendo com essa poesia científica da Shara, nessa companhia, que eu já considero AMIZADE!!!
tudo INESQUECÍVEL

Edmar Santos 5 de agosto de 2009 às 18:46  

Andréa!
Foi por isso que coloque aspas em "velhos", adorei o fato de estudar com uma pessoa dotada de 4 cursos superiores e uma perfeccionista! Sala espetacular! Vejo voce! ;]

Fernanda 2009.2 5 de agosto de 2009 às 18:46  

A dinâmica realizada pela profa. Shara Jane realmente é mt boa....
Ocorre um certo "destravamento" dos alunos para com os outros... Porque sempre no 1ª dia é assim, todo mundo tímido, depois....melhora...
:)
:)

Jairo Morais 1ºD 7 de agosto de 2009 às 09:49  

A primeira impressão é a que fica e com essa dinâmica que a Professora Shara realizou,tivemos uma visão panorâmica da turma e concluir de cara que ela é 10. Parabéns...

Catarina 1º D 7 de agosto de 2009 às 22:48  

Uma pena que não participei dessa dinâmica... por isso estou me sentindo um “peixe fora d'água!”rsrs infelizmente só comecei a freqüentar as aulas seg (3/8) e como não tive oportunidade de me apresentar: sou baiana, 38 anos, 3 filhos, motivo pelo qual, este último, não pude fazer essa graduação antes. Vim para o Piauí em razão da aprovação de meu marido em concurso público e estou adorando a cidade. Gostei do seu desempenho Andréa, você se mostrou muito eficiente, dedicada e comunicativa. Parabéns!

Ariângela -1° D-NOITE. 24 de agosto de 2009 às 12:35  

Nossa,devo confessar que ainda não tinha participado de uma dinâmica tão bacana como a da Shara Jane no primeiro dia de aula,foi ótimo ,uma atividade muito interessante,principalmente pra mim,que de começo me sinto tímida.Parabéns!!!

Postar um comentário

Enlinhando comentários

Apresentacão

Este blog foi criado para dar vazão a nossa arte de criar argumentos sócio-jurídicos. Queremos celebrar a voz humana. Libertá-la de quaisquer amarras. Por isso, não tenha medo, neste espaço, de dizer o que sente, o que pensa e o que faz! Nossas aulas serão ainda mais valiosas se você partilhar conosco suas idéias, conceitos e jeitos de ser e viver. Por isso não se faça de rogado(a), tire as sandálias, se assente e ocupe um lugar entre nós. Porque a celebração da voz humana quando “[...] é verdadeira, quando nasce da necessidade de dizer [...] não encontra quem a detenha. Se lhe negam a boca, ela fala pelas mãos, ou pelos olhos, ou pelos poros, ou por onde for. Porque todos, todos, temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra que merece ser celebrada ou perdoada.” (Eduardo Galeano).